Notícias

Empresários dizem desconhecer o que é, mas praticam sustentabilidade

BRASÍLIA – A maior parte dos micro e pequenos empresários diz não ter nenhum conhecimento sobre sustentabilidade, apontou pesquisa do Sebrae com mais de três mil empresários de todo o país divulgada há pouco no Fórum Sebrae de Conhecimento, que ocorre até sexta-feira, em Brasília.
Do total de entrevistados, 58% responderam desconhecer do que trata o tema, mas, segundo a instituição, entre 60% e 80% deles já realizam na prática algum tipo de ação sustentável. São exemplos dessas ações o controle do consumo de energia, água e papel, a coleta seletiva e o tratamento de resíduos tóxicos, dois eixos prioritários para o Sebrae.
“Quando você pergunta o que é sustentabilidade, o empresário não saber explicar, mas se você for citando ações sustentáveis vai ver que ele as pratica”, disse o gerente nacional de Inovação do Sebrae, Enio Pinto.
De acordo com a pesquisa feita em maio, a maioria dos entrevistados (72%) considera que o tema tem "alto grau" de importância, enquanto 17% acreditam que a preocupação deve ser "média" e apenas 6%, "baixa".
Os empresários disseram que a sustentabilidade está fortemente associada ao meio ambiente (83%), aos assuntos sociais (79%) e econômicos (78%), mostrando que já a veem para além da fronteira ambiental.
Menos da metade dos ouvidos pelo Sebrae (47%), porém, encontra na sustentabilidade novas oportunidades de ganhos. Mas praticamente sete de cada dez entrevistados concordam que adotar práticas sustentáveis passa boa imagem aos clientes e oito em cada dez reconhecem que empresas com ações de preservação do meio ambiente podem atrair mais clientes.
Além do acordo para a Rio +20, o Sebrae lançou nesta quarta-feira um termo de referência que orientará a atuação da instituição nas ações de sustentabilidade para os pequenos negócios.
(Fonte: Valor Econômico - Murilo Rodrigues Alves)

Outras notícias